Programa Cidadão Mirim 2023 é lançado em Camboriú para incentivar estudantes do ensino fundamental
A Prefeitura de Camboriú, em parceria com a Secretaria de Educação e diversas outras entidades municipais, apresenta o Programa Cidadão Mirim 2023. A iniciativa busca integrar estudantes ao mundo da política municipal, proporcionando um entendimento prático sobre cidadania.
O programa se desenrola em quatro fases e é aberto a todos os alunos do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) das escolas municipais, estaduais, particulares e da Apae de Camboriú.
Fique atento às etapas.
A fase inicial, de 5 a 9 de outubro, será um período educativo, com atividades orientadas pelos professores sobre a organização político-administrativa da cidade. As escolas poderão programar visitas ao Paço Municipal e à Câmara de Vereadores, além de receber membros dos setores executivo e legislativo para palestras.
Na segunda fase, haverá um concurso de redação onde os alunos serão desafiados a escrever sobre a relevância da cidadania e ética na política. “As três melhores redações de cada escola, após avaliação por uma comissão julgadora, devem ser enviadas para a Secretaria de Educação”. explicou Maria Alice Pereira, secretária de Educação. O prazo é até o dia 19 de outubro.
O próximo estágio ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 23 de outubro, onde os Cidadãos Mirins serão sorteados e designados aos seus respectivos cargos.
O ápice do programa ocorrerá em 24 de outubro. Os Cidadãos Mirins experimentarão um dia na vida de prefeito, vice-prefeito, secretário, presidente de fundação ou vereador, atuando lado a lado com políticos da cidade. O programa culminará em uma Sessão Ordinária às 18h na Câmara de Vereadores de Camboriú.